Blogger news

Seja bem-vindo. Hoje é

About

SEGUNDO BANNER

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TORCIDAS DO NACIONAL SE REÚNEM PARA APOIAR O MAIS QUERIDO!!


Integrantes das torcidas organizadas do Nacional se reúnem para apoiar o clube nos jogos das finais do Amazonense
17/05/2014 22:00h | Escrito por Alex Mendes
“Tua torcida estará sempre ao teu lado”, estrofe do hino do Nacional Futebol Clube
Integrantes das torcidas organizadas do Nacional se reúnem para apoiar o clube nos jogos das finais do Amazonense
Fonte: G1Amazonas
Assim como aconteceu no último domingo (11), quando torcida nacionalina entoava o grito de “O campeão voltou! O campeão!”, empurrando o time para a vitória, neste domingo (18), às 17h, no estádio Roberto Simonsen (Sesi), na Zona Leste de Manaus, não será diferente. O Nacional/Am, enfrenta o Princesa do Solimões, pela primeira partida da final do Campeonato Amazonense Chevrolet 2014. O Tubarão venceu o primeiro turno e o Leão, o segundo, o que torna a partida ainda mais disputada. Com objetivo de apoiar o time do coração e ser o “décimo segundo jogador”, mesmo na arquibancada, as torcidas organizadas do Leão se reúnem para empurrar o clube para a vitória.
Segundo o presidente da Associação das Torcidas Organizadas do NacionalFC (ATON), Maurício Gama, atualmente, existem seis torcidas organizadas, a Narraça, Apaixonaça, Naçamor, Naça Jovem, Águia de aço e Leões da Amazônia. Quanto à partida de domingo, ele diz que serão dois jogos difíceis, já que grande parte do elenco do adversário é ex Naça, mas ele garante, “vamos vencer e, para isso, jogaremos juntos com nossos atletas. Vamos complicar o adversário”.
A torcida nacionalina é um diferencial nos jogos, afirma o atacante Leonardo. “O carinho dos torcedores é fundamental. Nos incentiva, nos dá força”.
De acordo com o dicionário português torcer significa demonstrar o entusiasmo, gesticulando e gritando, o desejo de que vença o clube ou equipe de sua simpatia. No caso dos nacionalinos, não é simpatia é amor, sentimento que ultrapassa qualquer barreira, qualquer preconceito.
O presidente da Torcida Narraça, Wilson Machado, afirma que o amor e respeito são a base para quem pretende fazer parte de uma torcida organizada do Leão da Vila Municipal. “Temos o Comando Feminino e o Narraça Kids, extensões da Narraça que se tornaram a sensação nos jogos. A ideia foi incentivar a participação infantil com objetivo de levar também os pais aos estádios para acompanhar os pequenos e deu certo. Foi assim também com o Comando feminino. A participação da mulher na sociedade é essencial e num estádio de futebol não é diferente. Elas cantam, gritam, vibram, xingam”, completa o presidente.
Para Francy Costa, integrante do Comando Feminino da Narraça, ir ao estádio é uma oportunidade de mostrar a igualdade entre os gêneros. “Somos vencedoras, somos exemplo, pois levamos nossos filhos para conhecer esse encanto que é o futebol do Nacional. Estar no estádio é empolgante, eu grito, fico rouca e brigo se for possível e acredito que os amazonenses reconhecem isso, eles acordaram para o futebol. Quanto a preconceito, ela diz que procura responder às críticas, através do conhecimento quando se trata de futebol.
A união é uma das características das torcidas organizadas do Nacional e que a ATON mantém isso através de suas reuniões, onde todos os presentes têm voz, sejam homens, mulheres, idosos ou jovens.
O exemplo disso é Paulo Cesar, presidente da “caçulinha” Naça Jovem, criada em 23 de março de 2011. O comandante dos jovens nacionalinos que tem o escudo do clube como segunda pele, comenta sobre a responsabilidade de cada integrante durante os jogos. “Todas as terças-feiras estamos aqui dividindo funções, quem vai cortar papel, vai distribuir fumaça, tocar os tambores, criar cantos. Tudo para mantermos o título de torcida mais barulhenta do Amazonas. Isso atrai torcedores. A cada dia cresce o número de jovens nos estádios e isso nos alegra muito”, afirma Cesar.
Se por um lado o vigor da Naça Jovem ajuda no barulho para incentivar os jogadores do Leão, Natan Castro, presidente da Apaixonaça, com toda sua experiência de 15 anos de torcida, ressalta que a familiaridade é um diferencial. “A torcida nasceu nas arquibancadas através de Jeferson Castro, mas até hoje horamos nossa principal ideologia: Nacional Futebol Clube". Mas quando a pauta é tradição nacionalina a Águia de Aço é lembrada, a torcida formada, em sua maioria, por torcedores da velha guarda azulina é exemplo para os demais.
Com quase duas décadas de história, a Leões da Amazônia, presidida por Carlos Cesar Alfaia, está em fase de crescimento, como ressalta o líder. “Humildade é um das qualidades do grupo. Fico muito feliz por fazer parte da família nacionalina. Só quem vive irá me entender. Eu dei a ideia de levar papeis. Passamos mais de quatro horas cortando, isso é amor pelo Naça. E Vamos decidir o campeonato, vamos fazer barulho e sair com a vitória para ser campeões de 2014”, garante Alfaia.
O clube sempre foi reconhecido por sua torcida e há quem afirme, como Márcio Rocha, integrante da Narraça, que só existem dois tipos de torcedores no Amazonas, os que torcem para o Naça e os que são contra.
A empolgação de torcedor e amor pelo Nacional é declarada Rocha. “Torcer para o Nacional é coisa única, quem não vai ao estádio pensa que é um absurdo, mas não. Se ficamos roucos é por causa da vibração da torcida que é muito diferente de quem está em frente a TV. União é o que a gente sente, temos objetivo maior voltar a elite do futebol brasileiro. E hoje estamos plantando, para que as novas gerações, como, por exemplo, meu filho que já me questiona quando vamos ao estádio, colherá e isso já me realiza. Tenho certeza que ele não será mais um manipulado pela mídia”, afirma o torcedor.
A Associação das Torcidas Organizadas do NacionalFC (ATON) reúne todas as terças-feiras, às 19 horas, na sede clube, com objetivo de ser um elo entre a diretoria do clube e os torcedores, definir atividades dos integrantes e garantir o contato dos apaixonados pelo time da Vila Municipal.
Por Ennas Barreto

0 comentários:

Postar um comentário