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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Através do Marketing esportivo, podemos elevar a sustentabilidade econômica do Nacional

04/10/2013 12:47h | Escrito por Matheus Augusto Magalhães

Mário Cortez fala sobre o marketing esportivo e as futuras ações de marketing do clube.

Mário Cortez - Presidente
 O primeiro passo nessa direção é mudarmos o olhar sobre o marketing esportivo na Gestão do Nacional Futebol Clube, os especialistas em gestão esportiva alertam que hoje há uma visão limitada no mercado brasileiro, que vê o marketing esportivo, apenas como uma forma de arrecadar dinheiro. "Na verdade, a sua função é muito maior, ou seja, é a valorização da marca do clube".
"Ter uma marca com bom potencial no mercado consumidor pode gerar importante receita financeira". "O marketing esportivo pode promover atividades econômicas e sociais e atrair novos torcedores e consumidores para os produtos e serviços oferecidos pelo Nacional Futebol Clube".
Durante muitos anos, o marketing esportivo foi visto como simples captador de patrocínio e que "a missão de um diretor de marketing de um clube era, pura e simplesmente, conseguir patrocínios que pudessem ajudar nas despesas do clube". Hoje, o conceito é bem maior, muito mais amplo.
Para vender, não basta, por exemplo, ter apenas um bom produto ou um bom serviço. É preciso ter produto e serviço de qualidade e fazer com que ele chegue ao consumidor e conquiste sua confiança e que esteja sempre ao seu alcance.
"Vamos nos preparar e precisamos que os nossos potenciais patrocinadores, empresas licenciadas e empresas conveniadas, estejam assessoradas para definir o patrocínio, o licenciamento e o convênio de uma maneira mais segura e rentável".
Esse tipo de investimento para trazer um bom resultado, é preciso planejamento de ações no relacionamento com os torcedores e consumidores, nas promoções, nas comunicações diversas entre a marca e o clube para efetivar a comercialização dos produtos e serviçõs.
As ações de marketing não tem que ser somente ostensiva, mas também, que saiba desenvolver a valoração dos produtos licenciados e dos servições no mercado consumidor.
Podemos desenvolver campanhas de ativação da comercialização dos produtos licenciados e dos serviços da Marca Nacional Futebol Clube em mídias sociais, assim como, em outras formas de mídia externa disponível no mercado.
"A evolução da relação da marca do clube com o torcedor amante do futebol alcançou um novo degrau para fazer com que o torcedor perceba os benefícios gerados pela parceria com o seu clube do coração".
Sabemos das oportunidades que irão surgir para o Futebol Amazonense após o evento da Copa do Mundo em 2014, precisamos preparar o Nacional Futebol Clube para surfar nas ondas definitivas da modernização.
O mundo do futebol está abrindo os olhos para uma nova realidade, na qual, é preciso administrar o clube como empresa, este ponto de vista, está virando uma obrigação na gestão dos clubes profissionais no Brasil.
O marketing esportivo tende a desenvolver-se no Amazonas, "e vamos começar a ver na prática, o impacto no Futebol Amazonense. O evento da Copa do Mundo de 2014, será muito importante e o ponto alto da relação do Futebol Amazonense com o marketing esportivo que poderá ser construída a partir da experiência com a organização desse grande evento do futebol mundial em Manaus.

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